Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:40

Seminário Dom Abel é reaberto na Diocese de Campo Maior

 Fonte: pascom/catedral

Na manhã desta sexta-feira (27), a comunidade católica da Diocese de Campo Maior marcou presença na missa de reinauguração do Seminário Dom Abel Alonso Nuñez, missa essa celebrada pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis e todo o clero da diocese.

A celebração, aconteceu na catedral de Santo Antônio, com a presença do Clero da Diocese de Campo Maior, seminaristas, religiosas e autoridades políticas, como o prefeito Ribamar Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Fernando Miranda, e dos ex-prefeito de Campo Maior, Paulo Martins e João Félix.

Dom Francisco em sua homilia, disse que o seminário significa o início, o lugar onde começa a vocação sacerdotal, ou seja, o coração da igreja: “Hoje este dia é muito importante para nós. Revitalizar o seminário e devolver ao seminário a sua vocação de forma nossos padres é, de fato, voltar para o princípio do presbitério. Dom Abel dizia que o seminário é o coração da Diocese. O princípio, a origem, onde tudo começa. Revitalizar o seminário significa restaurar o lugar primeiro das nossas vocações”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Fernando Miranda, fez uso da palavra e leu o decreto de criação da Rua Dom Abel Alonso Nuñez, substituindo, portanto, o nome Rua Tiradentes. Os vereadores da cidade de Campo Maior aprovaram no dia 3 de dezembro, o projeto de lei Nº 24/2019, que nomeia a rua onde fica localizado o Centro Diocesano de Pastoral e o Seminário Menor Diocesano de “Rua Dom Abel Alonso Nuñez”. A lei já foi enviada para publicação oficial.

Ao fazer a leitura da ata, o chanceler da Cúria Diocesana, Padre Alcindo Saraiva Martins, apresentou à comunidade os padres que ficarão responsáveis pela administração do Seminário Propedêutico Dom Abel Alonso Nuñez: Padre Jonilson Torres Resende (reitor); Padre Claudinei Silva Pereira (vice-reitor); Padre Gilberto Felipe Silva (diretor espiritual) e Monsenhor Paulo Mateus dos Santos (confessor).

Após a missa, a imagem de São José foi levada em procissão até as novas instalações do Seminário Dom Abel para ser entronizada na capela dedicada ao santo. Também no seminário, Dom Francisco de Assis realizou o descerramento da placa que homenageia o primeiro bispo de Campo Maior aspergindo-a com água benta. Após o ato solene de reinauguração, foi servido um coquetel para os presentes.

 

José Sérgio

Mais de Cidades