Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:50

Deputado federal Flávio Nogueira lança livro em Teresina

 

O deputado federal Flávio Nogueira, lançou na noite desta quinta-feira (19), no Floriano Café, em Teresina, o seu primeiro livro. “Prosa eletrônica - apontamentos do cotidiano” é um mosaico literário possibilitado pela comunicação eletrônica das redes sociais, fruto da interação com os seus seguidores na rede social Facebook.

O lançamento contou com uma sessão de autógrafos, além de um bate-papo feito pelo jornalista e cientista político, Fenelon Rocha e Flávio Nogueira. Durante a conversa, o jornalista levantou questões e fatos importantes da vida do autor com perguntas de cunho pessoal sobre o início da vida acadêmica, a formação em medicina, sua chegada em Teresina e também sobre o cenário político no Brasil, destacando temas como o polêmico encontro do ex-presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista. 

“Sempre gostei dessa comunicação com os meus seguidores. É sobre vivenciar a política e apresentar o meu ponto de vista, na minha linguagem, aos que me seguem na Fanpage e perfil pessoal. Confesso que não publicava pensando em reunir tudo em um livro. Gosto de fazer apontamentos, usar a rede social como um diário de fatos, com pensamentos políticos e pessoais. Me sinto muito feliz e honrado por todos os depoimentos na obra, que reúne publicações desde 2014 até 2018”, ressalta Flávio Nogueira, que durante o lançamento destacou a presença do amigo e deputado federal pelo Maranhão, Gil Cutrim (PDT).

Com 260 páginas, o livro traz ilustrações do chargista Izânio e expõe mais de 150 temas. “Folhear a publicação de Flávio Nogueira é encontrar em cada texto um político que expõe ideias e tem sempre disposição para o debate. Pode-se dizer, o deputado Flávio dá a cara a tapa, assumindo posição sobre o presente e o passado, sobre pessoas e coisas”, aponta Fenelon Rocha, em seu depoimento na obra. 

Bastante prestigiado, familiares, amigos, grandes personalidades políticas e admiradores estiveram presente no local e enalteceram a inteligência e história do parlamentar. Entre eles, o filho e também deputado estadual, Flávio Nogueira Júnior, Ciro Nogueira, Átila Lira, Marcos Aurélio Sampaio, Themistocles Filho, Sebastião Martins, Wilson Brandão, Charles Silveira, Arimateia Dantas, Osmar Júnior, Hugo Napoleão, Freitas Neto, Rejane Dias, acompanhada do Governador do Piauí, Wellington Dias, entre outros. 

“Meu pai é uma pessoa exemplar dentro e fora de casa. É aquela pessoa que entende de tudo, ele trata de literatura, filosofia, política, teologia, história e agora tudo isso está reunido em seus textos. É uma felicidade poder vê-lo apresentando um pouco da sua história e pensamentos aos demais, indico a leitura”, pontua Nogueira Júnior. 

“O Deputado Flávio Nogueira carrega consigo o reconhecimento de ser um conceituado médico e ter uma vitoriosa história de vida. Tenho o privilégio de conviver com ele há muitos anos. O livro, Prosa Eletrônica - apontamentos do cotidiano é uma forma moderna e atual dele se comunicar, nele encontramos uma leitura leve, objetiva e cativante”, finaliza Wellington Dias. 

A Obra
No livro, cada post surpreende pela variação dos temas, pela seleção dos assuntos e pela acuidade crítica e perspicaz dos comentários, acompanhados, algumas vezes, por ilustrações sugestivas que tornam a leitura mais digerível, em virtude de trazerem para o concreto possíveis abstrações.

Na obra, nota-se a presença de um mote ético pontuador das entrelinhas do que as crônicas dizem, compartilhando sentimentos, ideias e ideais que atraem a atenção devido ao enfoque aberto, sem sectarismo. As crônicas usam tecnologia da informação sob ótica de um trabalho social a serviço do qual se encontram as postagens eletrônicas publicadas.

José Sérgio

Mais de Política