Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:02

Encontro do Programa Criança Feliz debate a proteção à primeira infância no Piauí

 Fonte: Secom Piauí

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (16), em Teresina, a abertura do Encontro Estadual de Gestão do Sistema Único da Assistência Social e Programa Criança Feliz – Primeira Infância no Piauí. Organizado pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Diretos Humanos (Sasc), com o objetivo de sensibilizar gestores e equipes de referência do Criança Feliz e serviços referidos ao CRAS para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e potencialização do planejamento no âmbito da política da assistência social.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do governador Wellington Dias; do secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Zé Santana; da secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, e das representantes da Universidade de Toronto, Jennifer Jenkins e Alessandra Schneider.

Na oportunidade foi assinada a sanção da Lei que Institui a Política Estadual Integrada pela Primeira Infância do Piauí, de autoria do deputado Zé Santana. “Sabemos a importância do trabalho de proteção das nossas crianças e essa Lei vem para somar ao trabalho que já realizamos em nosso estado. É comprovada a relevância do apoio total ao ambiente familiar que envolve o nascimento de uma criança, desde sua gestação até seus primeiros anos de vida, então podemos dizer que estamos construindo um novo cenário para a primeira infância em todo o país”, diz Zé Santana.

O governador Wellington Dias destacou o trabalho realizado pelo Programa Criança Feliz. “O Piauí tem um trabalho muito bem feito pela equipe da Secretaria de Assistência Social, integrado com a área social dos municípios, e eu sou grato a todos os prefeitos, aos secretários de assistência social dos municípios e secretário estadual de Assistência Social, pela adesão de todos os municípios ao Programa Criança Feliz. Neste evento vamos discutir o plano de 2020, o que é fundamental, pois traz a experiência do que já aconteceu em 2019, e nos permite ter não apenas a parte teórica, mas também parte prática”, afirma.

Representando o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, ressalta a promoção de cultura e desenvolvimento no trabalho de proteção à criança. “Esses dias que estive no Piauí têm sido de muita emoção, já estive aqui em outras oportunidades e esses eventos me enchem de alegria, não apenas pela presença de trabalhadores de todos os municípios, mas também por ter a oportunidade de acompanhar o trabalho que está sendo realizado, não apenas com relação à infância, mas também de promoção à cultura, aliado à promoção do empreendedorismo, coisas que são muito importantes para o desenvolvimento das crianças e de uma sociedade”, diz.

Durante a solenidade ainda foram entregues os certificados do Curso Interações Responsivas para a Aprendizagem, resultado de uma parceria com a Universidade de Toronto – Canadá. O Piauí foi o primeiro estado brasileiro a receber o curso, que capacitou técnicos do Programa Criança Feliz com o objetivo de potencializar as formas de superação de desafios e de socialização de lições aprendidas sobre os temas ‘sensibilidade’ e ‘estimulação’.

O encontro segue até esta terça-feira (17) e vai contar com palestras, debates e mesas de discussão.

José Sérgio

Mais de Política