Curta a nossa página
 
15/11 21h36 2019 Você está aqui: Home / Cidades Da Redação Imprimir postagem

Alunos de Campo Maior são campeões de jornada de foguete no Rio de Janeiro

Alunos da 3ª série do ensino médio do Patronato Nossa Senhora de Lourdes de Campo Maior, venceram na manhã desta sexta-feira (15/11) a 25º Jornada de Foguete, que aconteceu em Barra do Piraí-RJ.

Caio Henrique de Souza e Silva, João Pedro Holanda e Thacyanno de Jesus Gomes Alcântara integram a equipe Sirius Alfa, coordenada pelo professor de Física Helton Tompson. Kleanderson Macedo e Lucas Sena também integraram a equipe, mas não puderam viajar ao Rio de Janeiro. Sirius Alfa é uma das três equipes do estado do Piauí. As outras duas são uma de Teresina e outra de Agricolândia.

O aluno Thacyanno falou com o Em Foco e contou que o objetivo do projeto é fazer com que os alunos produzam, manualmente, um foguete de garrafa PET, usando como combustível para fazê-lo voar a mistura de bicarbonato e vinagre. O foguete é fixado à uma base, também construída manualmente, e após a reação do sal com o ácido acético o foguete ganha pressão e é lançado. Ao conseguir êxito no lançamento, o foguete deve atingir a distância de 100m para se classificar para competição nacional, que acontece no Hotel Fazenda Ribeirão, na Barra do Piraí - RJ.

A equipe de Campo Maior foi classificada na etapa inicial com o foguete alcançando 119m. Já neste domingo, na Jornada nacional, o foguete atingiu a distância de 161m, que deu o título de campeão da Jornada aos campomaiorenses.

SOBRE O EVENTO

A Jornada de Foguetes é organizada pela 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e pela 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Começou em 15 de outubro e segue até 19 de dezembro, com oficinas, sessões no planetário digital itinerante da OBA e palestras com engenheiros da Agência Espacial Brasileira.

A organização diz que serão mais de dois meses, onde 1.341 alunos e professores de 356 escolas de todo o país estarão compartilhando conhecimento, atividades e ciências. As equipes foram selecionadas em maior deste ano. No caso de Campo Maior, a equipe enviou um vídeo com o teste do foguete e foi selecionado.


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.