Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:23

Sesapi investiga suspeita de 1º caso de sarampo com origem no Piauí

 Fonte: CIDADE VERDE

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) investiga se o oitavo caso confirmado para Sarampo no Piauí pode ser autóctone, ou seja, de origem interna. Se confirmado, esse será o primeiro caso de origem no estado. Até o momento, os outros sete confirmados para a doença são casos importados.

Esse oitavo caso investigado tem como paciente um bebê de nove meses e que mora na cidade de Lagoa do Sítio, a 242 km de Teresina. A coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, disse ao Cidadeverde.com que o caso dele foi confirmado na última quinta (07). 

De acordo com a coordenadora, a suspeita desse ser o primeiro caso autóctone acontece porque o bebê não se ausentou do município e não recebeu visitas. Amélia Costa ressalta que o município em que o bebê reside com a família foi um dos primeiros a ter casos importados da doença confirmados. 

Os oito casos confirmados fazem parte dos 33 que estão em notificação no estado; os demais continuam em investigação, acrescenta a coordenadora. Os casos em aberto ainda não foram encerrados porque a coordenação aguarda o resultados dos exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém do Pará, que coleta material de toda a região Nordeste. Inclusive, a análise do material do bebê de Lagoa do Sítio para saber se o caso é importado ou autóctone está no IEC. 

José Sérgio

Mais de Cidades