Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:05

EXCLUSIVO: Pai que aparece em vídeo com filho rebocando parede não foi preso, mas está desempregado

Em Foco traz a verdadeira história do pai que teria sido preso por ensinar o filho a trabalhar

 Fotos: Reprodução do vídeo e arquivo pessoal cedidos ao Em Foco

No dia 21 de março de 2017, um vídeo [veja no final da matéria] de uma criança ajudando o pai no reboco de uma casa, viralizou nas redes sociais e dividiu opinião, com elogios e críticas à atitude do pai e até de quem fez a filmagem, um tio da criança.

 

A gravação inicia com o tio dizendo que “este é o mais novo pedreiro da família Fonseca” e na sequencia o pai diz que o filho é um “pedreiro mirim... Não tem tamanho ainda, mas vai crescer e vai crescer trabalhando”.

 

A criança também fala na gravação de 2’20’’: “Tou muito alegre por ter aprendido a rebocar e mais algumas coisa que eu vou aprender” diz o menino ao ser indagado por quem faz a gravação.

 

O vídeo teve milhares de visualização, compartilhamentos e comentários e foi parar na rede nacional de televisão. O Balanço Geral da Rede Record de quarta-feira repercutiu a gravação e ontem (23/03) voltou a falar do caso, sem muitos detalhes.

 

Já à noite, vários blogs, principalmente de noticias policiais, noticiavam que o pai do garoto teria sido preso, depois de pedido do Conselho Tutelar, ams também sem citar a cidade, o estado e em que circustâncias teria ocorrido a prisão do pai que ousou ensinar o filho a trabalhar.

 

 

EM FOCO FALA COM O PAI

Depois de inúmeras tentativas, a reportagem do "Em Foco" conseguiu falar na manhã desta sexta-feira (24/03) com o pai do garoto. Francisco Fonseca tem 43 anos de idade, é um trabalhador da construção civil há 28 anos, mas se encontra desempregado. Ele mora na quadra 7, lote 7, no Bairro Palmares Sul, na cidade de Parauapebas-Pará, cidade com 138.690 habitantes em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

Francisco Fonseca contou que o vídeo foi gravado por seu irmão, tio do garoto, no dia 28 de marco de 2015, quando os dois faziam um trabalho numa residência particular. “Pra onde eu vou, ele sempre me acompanha. E ele, com o desejo de aprender, fica sempre mexendo, ajudando em alguma coisa. Neste dia ele pegou a colher e a masseira e começou a jogar massa na parede e meu irmão filmou. Postei o vídeo só agora e deu toda essa repercussão” disse ao Em Foco por telefone.

 

O pai, orgulhoso do filho que nunca foi reprovada na escola, conta que teve muita gente que se aproveitou da repercussão do vídeo para fazer maldade, mas que entrega tudo a Deus e sabe que não fez nada de errado.  “Não abro mão de meu filho estudar e postei o video sem nenhuma intenção de fazer qualquer apologia ao trabalho infantil, apenas achei interessante uma criança ter tanta votnade de apredner uma profissão que o pai já exerce há tantos anos. A gente trabalhando ali e ele não largava. Comecei a sentar tijolo e ele limpando a massa e continuou a brincadeira e ele foi sentando massa na parede e eu achando interessante aquilo. Meu irmão tava me ajudando e saiu um pouco e ele [o filho] pegou a masseira e começou a jogar massa” diz o pai.

 

 

O FILHO

O garoto que aparece nas imagens tem hoje 12 anos de idade e se chama Etni Sampaio Fonseca. O nome é bíblico. Além dele, Francisco e a esposa, Rosalinda Sampaio, tem mais um casal: Eliú, também nome bíblico, de 15 anos; e Quezia  de 14 anos.  A esposa cabou de se formar em Pedagogia, mas também está desempregada.

 

Família Fonseca

 

NÃO FOI PRESO

“Fico muito feliz em saber que tem muitas pessoas que se preocupam comigo, mas eu não fui preso. Mas se tiver, que seja por esse motivo. Eu serei com muito orgulho” disse o pai ao Em Foco, que é o primeiro veículo de imprensa a falar com ele. "Ontem me ligou uma pessoa do Rio de Janeiro, ams não era jornalista. Se mostrou preocupada com a notícia da minha prisão. Dou glória a Deus por vocês fazer chegar as pessoas a notícia correta e agradeço pela preocupação de todos comigo e com minha familia" disse.  

 

Foto que circula em alguns blogs, do pai sendo preso não é verdade. "Muita gente se aproveitou pra faze maldade" diz o pai

 

Francisco Fonseca exerce a função como presbítero da Igreja Assembléia de Deus e é autônomo, com vasta experiência na construção civil, onde já foi encarregado de obras, pedreiro, e trabalhou também com arado de terras.  

 

Ele disse que nem notificado foi pelas autoridades, nem pelo Conselhor Tutelar, mas que nesta tarde de sexta-feira vai pessoalmente ao Conselho Tutelar da cidade. “Hoje às 14 horas vou me apresentar espontaneamente ao Conselho Tutelar. São pessoas que conhecem muito bem e graças a Deus eles tem conhecimento a minha forma de viver. E tudo isso me deixa muito tranquilo e com a consciência muito tranqüila. Acho que não mereço uma cadeia, mas se tiver que ser preso por ensinar meu filho a valorizar o trabalho, serei preso sem nenhum problema” disse, emocionado, o pai.

sCfvTA-iUYU

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Brasil