Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:12

Lagoa de São Francisco e Milton Brandão entre as cidades com maior incidência de casos de dengue

Lago de São de Francisco e Milton Brandão, Ribeiro Gonçalves e Geminiano, foram os municípios que tiveram a maior incidência da doença por grupo de 100 mil habitantes.

 Com informações da Sesapi e G1

A secretaria de Saúde do Piauí(Sesapi) divulgou dados do boletim da 9ª semana epidemiológica sobre casos de dengue registrados no estado. O númeor diminuíram 72% nos primeiros meses de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2016 foram 905 casos prováveis contra 248 deste ano.

Lago de São de Francisco e Milton Brandão, Ribeiro Gonçalves e Geminiano, foram os municípios que tiveram a maior incidência da doença por grupo de habitantes proporcional a 100 mil. Já Teresina, Pedro II, Esperantina, Piripiri e Ribeiro Gonçalves são as cidades que registraram mais casos de dengue durante o período. 

Não foi registrado nenhum caso grave de dengue no Piauí. Já no ano passado foram notificados sete pacientes graves e uma morte. Outro número positivo mostrado pelo boletim é a redução do número de cidades com notificação, que caiu de 82 (2016) para 40 (2017).

 

 

Chikungunya, Zika e Microcefalia
Houve aumento no número de casos de febre chikungunya, que chegou neste ano a 49 registros neste ano contra 37 do ano passado. Houve pacientes com a doença em apenas sete cidade do Piauí, sendo que Teresina concentrou quase todos os casos (42). Não foi registrado nenhuma morte por chikungunya em 2017.

 

Sobre os casos de zika vírus, os dados mostram números semelhantes: seis em 2016 e sete neste ano.

 

Os dados da microcefalia são cumulativos desde 2015 e dão conta de 100 casos confirmados, sendo dois relacionados a infecção pelo zika vírus. No mesmo período foram descartados 90 casos, 13 permanecem em investigação com 14 mortes notificadas, oito confirmadas e seis descartadas.

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Lagoa de São Francisco