Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:38

Conheça a história da família que adotou um gorila e o criou como criança

Moradores, aparentemente, foram bastante receptivos ao animal, que brincava com crianças - às vezes, ia à escola com elas

 

O povoado de Uley, no sul da Inglaterra, foi palco de uma insólita história nas primeiras décadas do século 20: lá, um gorila foi criado como uma criança.


Batizado de John Daniel, o primata foi adotado por Alyce Cunningham, depois de seu irmão tê-lo comprado pelo equivalente a R$ 1.200 em Londres. John Daniel foi vendido depois de ter ficado muito grande. O gorila morreu em 1922.


O caso foi revisitado por Margaret Groom, uma arquivista que publicou um livro sobre a história de Uley.


Impossível
Margaret encontrou uma série de fotos do gorila no arquivo público do vilarejo. A história incomum, segundo ela, mereceu sua inclusão no livro."Muita gente que toca no assunto não acredita que isso tenha realmente acontecido", disse a arquivista.


John Daniel foi capturado ainda filhote no Gabão (África) e levado para Londres, onde o irmão de Alyce, Rupert Penny, viu o primata à venda em uma loja de departamentos.Alyce apelidou o gorila de Sultão. De acordo com Margaret Groom, o primata foi criado como uma criança normal. Tinha seu próprio quarto e foi treinado para acender as luzes e usar o banheiro.

 


Moradores, aparentemente, foram bastante receptivos ao animal, que brincava com crianças - às vezes, ia à escola com elas -, comia rosas e tomava chá. Mas o gorila cresceu e Alyce não pôde mais cuidar dele. Sendo assim, em 1921 ela vendeu o animal para um americano. Pensou que ele fosse ser levado para uma casa de família na Flórida, mas John Daniel acabou no circo Barnum and Baileys, em Nova York.


A saúde do animal deteriorou e sua ex-dona recebeu relatos sobre a situação. Alyce pegou uma navio para Nova York, mas John Daniel, então com quatro anos e meio, morreu de pneumonia antes de sua chegada. A vida do gorila fará parte de uma exibição em Uley este ano.

 

 

Fonte: BBC Brasil 

Por Otávio Neto

Mais de Geral