Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:55

Tempestades deixam 18 mortos e vários feridos no sul do Estados Unidos

Fotos mostraram edifícios desmoronados, tetos destruídos, árvores derrubadas e campos cobertos de destroços

 

Tempestades e tornados deixaram ao menos 18 pessoas mortas no sul dos Estados Unidos no fim de semana, sendo 14 no Estado da Geórgia, depois que temporais com raios e tornados intensos assolaram vários Estados.


Sete pessoas morreram no condado de Cook, na Geórgia, informaram os serviços de emergência estaduais, e um estacionamento de trailers foi especialmente afetado, segundo os relatos. Fotos mostraram edifícios desmoronados, tetos destruídos, árvores derrubadas e campos cobertos de destroços. O governador da Geórgia, Nathan Deal, declarou emergência em sete condados no centro-sul do Estado e advertiu que as condições perigosas permanecem.


Alertas de ventos e alagamentos continuaram a vigorar na maior parte do território no início desta segunda-feira.


"Peço a todos os moradores da Geórgia que exerçam a cautela e a vigilância de forma a permanecerem seguros e evitarem mais perdas de vidas ou ferimentos", disse Deal em um informe à imprensa.


Mississippi e Nova York
A tempestade na Geórgia, que matou 14 pessoas, se seguiu a um tornado que atingiu o Mississippi antes do amanhecer de sábado, deixando 4 vítimas fatais. Fenômenos climáticos intensos também deixaram mais de 50 feridos e danificaram cerca de 480 casas no Mississippi.


Algumas tempestades continuavam a ameaçar áreas costeiras da Geórgia na noite de domingo, disse Mark McKinnon, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergência e de Segurança Interna da Geórgia.


Como a série de eventos climáticos rumou para a costa leste, os diretores de serviços de emergência alertaram os moradores da cidade de Nova York para que se preparem para ventos de até 112 km/h e chuva forte até a noite desta segunda-feira. Boletins e alertas de enchentes foram emitidos em quatro dos cinco distritos da metrópole.


Na costa oeste, chuvas pesadas oriundas de um sistema climático separado alagaram partes do sul da Califórnia, e meteorologistas alertaram que a tempestade pode ser a mais violenta de vários anos.

 

Fonte: G1 com informações da Reuters 

Por Otávio Neto

Mais de Mundo