Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:00

Dois vereadores renunciam no Piauí; fato já aconteceu até na região de Campo Maior

O que parece ser novidade, já aconteceu na Região de Campo Maior em 2007, com um vereador renunciando ao mandato na cidade de Jatobá do Piauí

 Fotos: Reprodução

Na última quarta-feira (11/01) o vereador do município de Vila Nova do Piauí, a 365 quilômetros ao sul de Teresina, Mauro Leal Bento (PP), protocolou uma carta de renúncia ao cargo eletivo na câmara de vereadores do município.

 

Na carta, Mauro afirma que a decisão foi tomada por motivos pessoais e de força maior. Ele agradece a votação obtida e renuncia ao cargo. A carta foi recebida pelo presidente Roberto Carvalho Moura, mas até a edição desta sexta-feira (13/01), do diário oficial dos municípios, a renúncia ainda não tinha sido publicada.

 

Mauro foi eleito com 160 votos pelo grupo que perdeu a prefeitura, mas na eleição da mesa diretora da câmara acabou votando no candidato apoiado pelo prefeito Edilson Edmundo de Brito (PTB). A oposição fez apenas dois vereadores. Seu suplente, Luiz Acelino da Luz, que obteve 143 votos, vai assumir a vaga. Mauro Leal seguia para seu quarto mandato.

 

 

OUTRO CASO ESTE ANO

Há sete dias, em seis de janeiro, o vereador do município de Sussuapara, Pedro Ferreira de Carvalho (PMDB), já havia renunciado ao cargo quatro dias após tomar posse. No documento, o vereador disse que a decisão era de “em caráter irrevogável e irretratável”, e alegou razão de cunho estritamente pessoal e para tratamento de saúde.

 

 

Pedro da Coca, como é mais conhecido, foi eleito em outubro de 2016 para o segundo mandato pela coligação oposicionista ao prefeito eleito, obtendo a maior votação para o cargo de vereador em Sussuapara, com 433 votos, o equivalente a 8,12% dos votos válidos.

 

Na eleição para a mesa diretora, o candidato do prefeito, Chaguinha Moura, acabou se elegendo com voto de um dos colegas de Pedro, que deveriam ficar na oposição, o João Batista Marcílio, o Ceará (PMDB).

 

Tanto no caso de Vila Nova, quanto Sussuapara, comenta-se nas duas cidades que foram as decepções com a política que fizeram com que os dois vereadores desistissem dos mandatos.

 

CASO SEMELHANTE EM JATOBÁ DO PIAUÍ

Neste tempo a mídia era pouca, mas o que parece ser novidade, já aconteceu na Região de Campo Maior. Em 2007, quando ainda faltava pouco mais de um ano para o fim da legislatura 2005-2008, o vereador Marco Antonio Gomes Bandeira (PPS) renunciou ao cargo na cidade de Jatobá do Piauí. Na época ele havia sido eleito com 180 votos, sendo o sexto mais votado no município na eleição de 2004. O presidente da casa era Geovane Portela (PPS) que recebeu a carta renúncia e deu posse à primeira suplente da coligação, Silvaneide Oliveira. 

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Política