Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:18

Saúde notifica 115 casos e investiga 11 mortes de H1N1 no Piauí

Os municípios com maior registro da doença são: Teresina, José de Freitas, Parnaíba e Timon (MA).

 

Subiu para 115 o número de casos suspeitos de Influenza A H1N1 no Piauí, desde janeiro. Na semana passada, eram 106 casos, sendo 10 deles oriundos de pacientes do Maranhão. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 20 de maio, foram notificados 11 óbitos suspeitos, o que corresponde a 9,6% do total.

 

De acordo com o relatório epidemiológico semanal, os municípios com maior registro da doença são: Teresina, José de Freitas, Parnaíba e Timon (MA).

 

A coordenadora de Epidemiologia, Amélia Costa explica que as amostras coletadas desses pacientes estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é o serviço de referência para este agravo. "Acredita-se que o retardo no recebimento dos resultados deve-se à demanda elevada do número de casos”.

 

Do total de notificados, dois já tiveram resultado laboratorial confirmados para H1N1, catorze para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificada, um caso foi isolado o Adenovírus e 98 aguardam resultados laboratoriais para o seu encerramento.

 

Ações preventivas

Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

 

Fonte: Sesapi 

Por Otávio Neto

Mais de Saúde