Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:11

OPERAÇÃO VÉRITAS: : Campo-maiorenses são conduzidos pela polícia acusados de fraudar concursos no PI

Operação foi comandada pela Greco e delegado afirma que margem de erro é quase zero porque as mensagens só chegaram para os números de telefone que contrataram a quadrilha.

 

Policiais civis prenderam, até o momento, 28 pessoas suspeitas de participação na fraude do concurso do Tribunal de Justiça do Piauí, durante operação Véritas, deflagradas nesta quinta(10). Outras 23 foram conduzidas coercitivamente para prestarem depoimentos na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Dentre os presos há dois advogados, um policial civil e um agente penitenciário que são suspeitos de comprarem os gabaritos das provas.

 

Dos 28 presos são 17 candidatos e dez suspeitos de organizar o esquema criminoso e a apreensão de um adolescente de 17 anos, encaminhado para a Delegacia de Proteção da Criança e Adolescente (DPCA).

 

A polícia ainda não divulgou por quanto os candidatos estariam comprando o gabarito.

 

O coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), delegado Carlos César Camelo, disse que entre os presos estão candidatos que receberam o gabarito por mensagens de texto no celular e os líderes da quadrilha que fraudava concursos públicos no Piauí e Maranhão. 

 

“As investigações começaram ainda no dia concurso com a prisão de cinco candidatos que receberam o gabarito nos celulares. Fizemos uma verdadeira devassa nos aparelhos e descobrimos que havia até um grupo na rede social Telegram denominado Concurso Tribunal de Justiça que contavam claramente como a fraude seria feita. A partir dai conseguimos chegar a todos os números de celulares dos candidatos que teriam comprado os gabaritos”, explica o delegado Carlos César Camelo.

 

Ele afirmou que duas mulheres que foram levadas para Acadepol nesta manhã confirmam as informações que a polícia conseguiu nas investigações. “Os depoimentos corroboram com as provas que conseguimos. A margem de erro é quase zero porque as mensagens só chegaram para os números de telefone que contrataram a quadrilha”, afirma o delegado.

 

Carlos César informou que a quadrilha se dividia em fazer as provas para repassarem os gabaritos e a outra parte fazia era encarregada de distribuir para os candidatos clientes, esses resultados. “Uma parte ofertava o serviço aos candidatos, outra fazia a prova e a outra encaminhava os gabaritos para os compradores. O agente de trânsito transmitia os gabaritos”, declarou, dizendo que os suspeitos das fraudes são estudantes universitários, pessoas formadas e servidores públicos.

 

Mandados coercitivos

 

As 23 pessoas que foram encaminhadas pelos mandados coercitivos serão ouvidas e liberadas. Segundo o delegado, os indícios encontrados não eram suficientes para pedir a prisão preventiva, mas que ainda pode ser solicitada a prisão. “As pessoas que foram conduzidas coercitivamente não é porque temos indícios contra elas, mas que eles não são volumosos a ponto de pedir a prisão. Isso não quer dizer que não serão indiciadas”, afirmou.

 

Ele disse ainda que a investigação não acaba com essas prisões, já que outros números de celulares foram encontrados e que teriam tido alguma ligação com a quadrilha.

 

As prisões preventivas são de cinco dias, prorrogadas por mais cinco. “Se alguém colaborar com as investigações podem ser liberadas antes dos cinco dias”, ressalta Carlos César Camelo.

 

POLÍCIA DIVULGA LISTA DOS 28 JÁ PRESOS

 

1. Francisco Carlos Alcântara Santiago

2. Elisângela Maria de Sousa Alves

3. Francisco Roterdan Macedo de Oliveira

4. Pedro Paulo Silva de Azevedo - EPC/PC-PI

5. Francisco das Chagas Alves

6. Jéssica Aylene dos Santos Pereira

7. Suelen Araújo de Oliveira Ramos

8. Ariany Gomes Aragão

9. Evilásio Rodrigues de Oliveira Cortez - Advogado

10. Rodrigo Cruz de Carvalho

11. Cristian Alcântara Santiago

12. Gabriel Alves Costa Pereira

13. Jacqueline Alves Brandão

14. Jhônatas Marques Damasceno

15. Luciano Alves Brandão - Agente Penitenciário

16. Maryna Rodrigues de Oliveira Cortez - Advogado

17. E. S. A. J - 17 anos - Adolescente/encaminhado DPCA

18. Paulo Silva de Sousa - Campo Maior-PI

19. Sávio de Castro Leite - Campo Maior-PI

20. Marlene Castro de Sousa - Campo Maior-PI

21. Arlene Nunes Machado - Campo Maior-PI

22. Marcelo Freire - Campo Maior-PI

23. Helder Richard Pacheco Cavalcante - São Francisco do Ma-MA

24. José Vilomar Nunes Pereira - Floriano-PI

25. Dandara DIas Braga - Floriano-PI

26. Menara Moura Borges - Floriano-PI

27. Francisco das Chagas Madeira Neto - Piripiri-PI

28. Thais Reina de Carvalho Lopes - Piripiri-PI

 

FONTE: CIDADEVERDE E SSP

Por Weslley Paz

Mais de Cidades