Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:17

Detento campomaiorense é morto com vários golpes na Penitenciária Irmão Guido

Lourival Borges de Sousa foi morto com várias perfurações dentro de um banheiro de uma das celas do Pavilhão B da Penitenciária Irmão Guido.

 Detento morto a golpes de vergalhão

Atualizada às 21:50

O detento Lourival Borges de Sousa, morto na tarde deste domingo (13/12), na penitenciária Irmão Guido, em Teresina, é natural de Campo Maior. Mais conhecido com “lourinho”, ele estava preso cumprindo pena de nove anos por de roubo e tráfico de drogas. 


Lourival estava foragido da polícia há três anos, mas foi repactuado no dia 17 de junho desse ano. No momento da prisão Lourinho trafegava ao lado da esposa num carro pela PI 114, quando foi perseguido pela equipe de investigação da polícia civil. 

 

Postada às 20:04

Disputa envolvendo facção de Campo Maior deixa um morto em penitenciária

 

O confronto envolvendo uma facção formada por presos de Campo Maior dentro do sistema prisional do Piauí fez mais uma vítima na tarde desta domingo (13). Por volta das 15:00, o detento Lourival Borges de Sousa foi morto com várias perfurações dentro de um  banheiro de uma das celas do Pavilhão B da penitenciária Irmão Guido, em Teresina. 


Segundo informou o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, a execução de Lourival foi uma vingança à morte do dentento Juliano os Santos Melo, ocorrida no dia último dia 30 de novembro,  durante banho de sol, na penitenciaria Luis Gonzaga Rabelo, em Esperanina. 


O presidente do Sinpoljuspi, José Roberto Pereira, explicou que os detentos de Campo Maior são rivais dos detentos da cidade de Esperantina e que as útimas duas mortes no sistema penitenciário do estado são relacionadas e resultadas da richa. 

 

 Foto: Gil Oliveira / G1 PI

 


O confronto chegou ao  ponto de duas facções serem criadas para dividir os detentos. Os presos de Campo Maior se auto-intitulam o Primeiro Comando de Campo Maior (PCC), sigla que denomina também a maior facção criminosa do país. Já os presos de Esperantina formam o Primeiro Comando de Esperenatina. 


Apesar das facções serem nomeadas pelas duas cidades, elas possuem aliados que não são necessariamente de Campo Maior e Esperantina. A morte desse domingo, de acordo com o sindicato, foi patrocinada pelo PCC em represária a morte de Juliano, preso de Piracuruca, mas aliado ao Primeiro Comando de Campo Maior. 


Greve
O Sinpoljuspi inicia nesta segunda-feira (14/12) mais um movimento grevista. A categoria esperava o envio de um projeto de lei do governo do estado a Assembleia Legislativa - que beneficiaria a classe -, o que não ocorreu.  


Os serviços interno nas penitenciárias não serão afetados, no entanto, os externos serão paralizados, como a visita aos presos e o recebimento de novos detentos. 

 

Com informações do Cidade Verde

Por Otávio Neto

Mais de Cidades