Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:55

Após 16 anos, Bispo Dom Eduardo é transferido da diocese de Campo Maior

A decisão foi tomada pelo Papa Francisco que resolveu transferi-lo para a Diocese de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí.

 

Para alguns é motivo de comemoração a medida do Papa Francisco em transferir o Bispo Dom Eduardo Zielski da diocese de Campo Maior para São Raimundo Nonato em virtude do comportamento do religioso a frente da igreja católica da região. O bispo era taxado de arrogante, prepotente, segregador e ainda por cima foi acusado de vender o patrimônio da igreja, fazendo o inverso do Bispo Dom Abel que fazia casa e outros benefícios para o povo com o dinheiro dos fieis. Um abaixo-assinado chegou a ser enviado ao Vaticano anexado com uma carta detalhando a forma que Dom Eduardo agia na cidade.

 

A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (02/03) pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informando que ele foi transferido para a diocese de São Raimundo que estava vacante desde junho de 2015, quando houve a transferência de dom João Santos Cardoso para Bom Jesus da Lapa (BA). Um novo Bispo será anunciado para Campo Maior.

 

Dom Eduardo Zielski é polonês, natural de Brodnica, onde conclui os cursos de ensino fundamental e médio. A formação em Filosofia e Teologia foi no Seminário Maior da cidade de Pelplin, na Polônia.

 

Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 21 de maio de 1972, em sua cidade, Brodnica. Em 1980, chega ao Brasil por meio da missão “Fidei Donum”. Em Santa Catarina, participou do projeto Igrejas Irmãs das dioceses de Blumenau (SC) e Irecê (BA). A experiência o motivou a se deslocar para o nordeste brasileiro, onde atuou em Irecê, Ibimirim (PE) e Tacatatu (PE).

 

Em 2 de fevereiro de 2000 foi nomeado bispo de Campo Maior. Sua ordenação e posse aconteceram no dia 7 de maio do mesmo ano.

 

Dom Eduardo é bispo referencial para a Animação Bíblico Catequética do regional Nordeste 4 da CNBB.

Por Weslley Paz

Mais de Cidades